Domingo, dia 04 de Janeiro - portalriomaina@live.com

Geral

Vigilância Epidemiológica encontra focos do mosquito da dengue em Criciúma

Vigilância Epidemiológica encontra focos do mosquito da dengue em Criciúma

Já foram encontrados os primeiros focos do mosquito Aedes aegypti em 2018. A Prefeitura de Criciúma, por meio da Vigilância Epidemiológica, através do Programa de Combate à Dengue do Setor de Zoonoses, identificou as larvas do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus no Terminal Rodoviário de Criciúma na última quarta-feira (3). Nesta quinta-feira (4), foi encontrado o segundo foco deste ano, no bairro 4ª Linha. Em 2017, o órgão registrou 14 focos no município.

De acordo com a médica veterinária e responsável técnica pelo setor de Zoonoses da Vigilância Epidemiológica, Natália Reche, após a identificação das larvas do mosquito da dengue, os agentes do órgão já iniciaram a varredura ao redor do Terminal Rodoviário de Criciúma. “Os focos foram encontrados nas armadilhas instaladas pelo Programa de Combate à Dengue. Depois de identificados, num raio de 300 metros do local, iniciamos o processo de Delimitação de Foco (DF), onde os agentes realizarão visitas pelas residências da localidade.”, explica.

Natália afirma que durante o verão aumenta a tendência do surgimento de focos do Aedes aegypti. “O nosso município é muito quente, contribuindo para proliferação do mosquito. Pedimos que a população colabore e fique de olho no seu terreno, nos seus vasos de planta, pneus, latinhas e ajude a eliminar os focos. Se precisar denunciar, entre em contato com a nossa ouvidoria pelo telefone 156”, ressalta.

Texto: Ana de Mattia
Fotos: Émerson Justo / Arquivo Decom