Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Domingo, dia 03 de Setembro - portalriomaina@live.com

Geral

Unesc recebe auditoria do Programa de Eficiência Energética

Unesc recebe auditoria do Programa de Eficiência Energética

O PEE (Programa de Eficiência Energética) teve mais uma etapa concluída na Unesc. A Universidade recebeu, nesta segunda-feira (3/9), representantes da Celesc para a avaliação das inovações nos sistemas e equipamentos do campus. A Universidade foi uma das dez instituições selecionadas pelo programa em 2016 e concluiu as ações previstas no projeto no dia 17 de agosto.

O engenheiro da Celesc, Arthur Rangel Laureano, explica que esta é uma vistoria para certificação de conclusão do projeto. “Estamos verificando a instalação dos novos equipamentos e se foram efetuadas de forma correta. A partir daqui podemos garantir a qualidade do serviço e que tudo estará funcionando da melhor forma possível”, afirma Laureano.

O projeto

Com o objetivo de reduzir o consumo de energia e combater desperdícios, o processo de modernização iniciou no segundo semestre de 2017 e substituiu 70 climatizadores de janela por condicionadores de classe A com gás ecológico e cinco mil lâmpadas comuns por florescentes. Além de promover a instalação de desumidificadores de alta eficiência no sistema de climatização do Biotério e placas de aquecimento solar na piscina do Complexo Esportivo da Instituição.

O engenheiro responsável pelo projeto na Unesc, Israel Dal Toe Benincá, explica que a troca dos equipamentos antigos por mais modernos e com selo A Procel elevou os resultados energéticos do campus. “Os benefícios incluem uma redução de 16% no consumo de energia e redução de 8,6% de demanda energética. Além de 20% a menos nos custos com energia elétrica e cerca de 12 % na economia com os custos de manutenção. As substituições também resultaram em uma redução de interrupções dos serviços, provocados pelas manutenções corretivas nos sistemas, contribuem para a difusão de uma cultura sustentável, que valoriza a conservação de energia, e também eleva a satisfação no ambiente de trabalho, contribuindo para melhoria dos serviços prestados à comunidade”, destaca Benicá.

Diminuição do gasto de energia

A Unesc teve o projeto Eficiência Energética aprovado no processo de seleção realizado pela Celesc na Chamada Pública PEE 001/2016, evento que ocorre anualmente. Para participar da Chamada Pública, os projetos deveriam estar pautados em ações de melhoria de instalação, que são ações realizadas em instalações de uso final de energia elétrica envolvendo a troca ou melhoramento do desempenho energético de equipamentos e sistemas de uso da energia elétrica. Projetos que contemplem, além das ações de melhoria, a inclusão de geração de energia elétrica com uso de fontes incentivadas, poderiam participar do processo de seleção. O convênio entre a Celesc e a Unesc foi assinado no dia 9 de agosto deste ano.

Saiba mais

A iniciativa, regulada pela Anell (Agência Nacional de Energia Elétrica, disponibilizou mais de R$ 800 mil para aprimoramentos no desempenho energético de equipamentos e sistemas que utilizam energia elétrica na Universidade. A assinatura do convênio ocorreu em 2017. As empresas Inerge (Instituto de Estudos e Gestão Energética) e Moneretto Luz Engenharia estão executando o projeto.

O projeto é coordenado pela equipe do Departamento de Projetos e Infraestrutura da Unesc, sob responsabilidade do gerente Márcio Vito.

Texto: Setor de Comunicação Integrada - Unesc

GALERIA DE FOTOS