Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Monday, 17 de October de 2016 - portalriomaina@live.com

Tempo

Trabalhos para recuperar estragos causados pelo temporal iniciam em Criciúma

Trabalhos para recuperar estragos causados pelo temporal iniciam em Criciúma

A segunda-feira (17) é de muito trabalho em Criciúma. Profissionais da Defesa Civil, Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Secretaria de Assistência Social, Guarda Municipal, Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), Contribuição para Custeio de Iluminação Pública (Cosip), Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) iniciaram o trabalho de recuperação dos estragos causados pelo temporal que atingiu o Sul de Santa Catarina neste domingo (16).

Conforme a coordenadora da Defesa Civil de Criciúma, Angela Mello, ocorrências foram registradas nos bairros Argentina, Santa Bárbara, Santo André, Próspera, Demboski, Santa Luzia, Vila Rica, Cristo Redentor, Pinheirinho, entre outras localidades. “Atendemos mais de 40 famílias que tiveram suas casas destelhadas. Num primeiro momento, fornecemos lonas aos moradores e, em casos específicos, encaminhados a solicitação de telhas à Secretaria de Assistência Social. Estamos dando suporte a qualquer um que esteja passando por algum problema por conta da forte chuva e dos ventos fortes de ontem. Se não podemos controlar a força da natureza, podemos dar uma resposta imediata de apoio à população", explica.

Além de ruas alagadas, a chuva e os ventos de mais de 90 quilômetros por hora provocaram a queda de árvores, placas e outdoors em Criciúma. A Famcri atendeu chamados e atuou na retirada de galhos caídos em residências e áreas públicas da cidade. “Desde ontem, depois do temporal, estamos percorrendo as ruas com nossas equipes. Trabalhamos em tempo integral e contabilizamos, até esta manhã, aproximadamente dez ocorrências”, conta o presidente da Famcri, Salésio Nolla. Todas as secretárias estão envolvidas no apoio às ocorrências.

Espaços interditados

O mau tempo comprometeu o atendimento em estabelecimentos públicos. No Centro, o Restaurante Mesa Saudável teve a estrutura danificada e foi interditado pela Defesa Civil. O temporal também causou estragos e prejudicou o funcionamento na Policlínica do Rio Maina, 24 Horas da Próspera e em sete escolas da cidade.

“Estamos mobilizados para averiguar e realizar o conserto dos locais danificados. Já começamos a trabalhar e vamos normalizar o atendimento aos moradores assim que a prefeitura concluir os reparos. As reformas serão feitas imediatamente para diminuir os prejuízos ao cidadão”, declara o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, José Sérgio Búrigo.

Técnicos e engenheiros da Prefeitura de Criciúma estiveram no canteiro de obras do Canal Auxiliar do Rio Criciúma para analisar a estrutura da ponte da rua Araranguá.

Chuva intensa

Criciúma acumulou 32 milímetros de chuva somente no domingo. De acordo com Angela, com a proximidade do verão, temporais serão mais frequentes na região carbonífera. “A tendência é termos dias mais chuvosos ao longo das semanas. A Defesa Civil orienta que em situações semelhantes à de ontem, as pessoas procurem um local seguro para se proteger”, ressalta.

A Defesa Civil não confirma nenhuma aproximação ou formação de tornado para a região Sul de Santa Catarina. Emergências devem ser informadas através dos telefones 199, 3445-7013, 3445-7019, 3445-7020 e 9162-9006.

Texto: Jhulian Pereira
Fotos: Jhulian Pereira

GALERIA DE FOTOS