Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Friday, 29 de September de 2017 - portalriomaina@live.com

Economia

Reunião discute prioridades para agricultura e agronegócio em Criciúma

Reunião discute prioridades para agricultura e agronegócio em Criciúma

Representantes de entidades governamentais e não governamentais que integram o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) de Criciúma promoveram nesta semana, na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), no bairro Comerciário, a primeira reunião anual para discutir o cronograma de atividades em prol da agricultura.

Conforme a gerente de Agricultura e Agronegócio do Governo de Criciúma, Maristela Borgert Bresciani, os integrantes voltaram a se reunir após dois anos. “Desde 2015 a agricultura não recebia um planejamento adequado. Decidimos reunir os membros do CMDR e organizar o setor de acordo com as preferências e necessidades dos produtores rurais, além de definir o que é de responsabilidade da Administração Municipal, da Epagri e de cada entidade envolvida com a agricultura”, explica.

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, participou do encontro e ressaltou as potencialidades do setor agrícola criciumense. “Criciúma possui muitos agricultores. A agricultura ajuda a movimentar a economia do município e fortalece ainda mais o cooperativismo. Somente para alimentar os alunos da rede municipal, por exemplo, quase 70% dos produtos utilizados são da agricultura familiar”, comenta.

Os membros do CMDR determinaram as prioridades, valores e fraquezas da agricultura em Criciúma. “Definimos a bananicultura e a agroindústria como prioridades da cidade. Temos o cooperativismo, a diversidade, a tecnologia e a qualidade como pontos fortes. Já nos pontos a melhorar, ressaltamos as questões de assistência ao trabalhador agrícola”, acrescenta Maristela.

Texto: Fagner Santos
Fotos: Jhulian Pereira

GALERIA DE FOTOS