Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
terça, 08 de agosto de 2017 - portalriomaina@live.com

Economia

Procon de Criciúma fiscaliza mais de mil estabelecimentos comerciais

Procon de Criciúma fiscaliza mais de mil estabelecimentos comerciais

Orientar os comerciantes de Criciúma sobre a correta afixação de preços de produtos é um dos objetivos do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Criciúma. Desde a segunda quinzena de abril, o órgão realiza atividades de auto de constatação em estabelecimentos comerciais do município. Mais de mil comerciantes foram beneficiados pela ação educativa que pretende conscientizá-los a exporem os valores de mercadorias e serviços com precisão e clareza.

De acordo com o coordenador do Procon de Criciúma, Gilberto Santos, as fiscalizações iniciaram em estabelecimentos comerciais localizados em shoppings de Criciúma. Os profissionais também estiveram na região central e na Grande Próspera. “A ação educativa vai englobar as principais áreas em que estão situados os estabelecimentos comerciais com vitrines. Primeiro, realizamos essa ação que irá até o final do mês e, depois, vamos fiscalizar novamente todas as lojas. Quem não se adequar às exigências, vai ser notificado e multado”, afirma.

A iniciativa é realizada por três fiscais do Procon. “Faltam menos de 200 estabelecimentos para receberem a visita dos fiscais. Eles estão no bairro São Luiz e vão passar ainda pelos bairros Santa Luzia e Rio Maina. Este trabalho de orientação e fiscalização está sendo realizado devido à grande quantidade de estabelecimentos comerciais que apresentavam as informações incorretas ou incompletas na afixação de preços”, explica Santos.

A medida atende ao decreto 5.903, de 20 de setembro de 2006, que dispõe sobre as práticas infracionais que atentam contra o direito básico do consumidor de obter informação adequada e clara sobre serviços e produtos.

Texto: Émerson Justo
Fotos: Émerson Justo/Arquivo Decom