Saturday, 30 de September de 2017 - portalriomaina@live.com

Geral

PMAQ realiza avaliação externa em Criciúma

PMAQ realiza avaliação externa em Criciúma

O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), do Ministério da Saúde, iniciou nesta semana, em Criciúma, uma avaliação externa das equipes de atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde. A análise pretende induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade dos atendimentos direcionadas à Atenção Básica em Saúde. A avaliação encerra na próxima quarta-feira (4).

Profissionais do PMAQ avaliam questões como: estrutura física, qualidade do serviço, satisfação dos usuários, funcionamento, processo de trabalho e organização das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Ao todo, três equipes do NASF e 35 equipes da ESF de Criciúma participam do procedimento.

“O programa está no seu terceiro ciclo, e Criciúma participou de todos. A cada edição, buscamos organizar melhor nossa estrutura física e de serviços, a fim de atender melhor os moradores e sermos melhores avaliados. As cidades que participam do PMAQ recebem mais recursos do Governo Federal, e quanto mais alto for a nota da avaliação, maior é o repasse ao município”, explica a gerente de gestão da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Flávia Henrique.

O PMAQ foi instituído pela Portaria 1.654, de 19 de julho de 2011, e ocorre, aproximadamente, a cada dois anos. O programa está organizado em quatro fases: adesão e contratualização, desenvolvimento, avaliação externa e recontratualização. Através das informações levantadas pelos avaliadores são identificados os avanços e as necessidades da Atenção Básica em Saúde no Brasil.

A avaliação externa nos municípios de Santa Catarina é realizada por profissionais contratados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em Criciúma, seis avaliadoras desempenham os trabalhos. A certificação do terceiro ciclo do PMAQ deve ser concluída pelo Ministério da Saúde no primeiro semestre de 2018.

Texto: Émerson Justo
Fotos: Émerson Justo

GALERIA DE FOTOS