Tuesday, 12 de June de 2018 - portalriomaina@live.com

Política

PL sobre investigação e tratamento de trombofilia é aprovado em Criciúma

PL sobre investigação e tratamento de trombofilia é aprovado em Criciúma

Foi aprovado por unanimidade na Casa Legislativa, na sessão de segunda-feira (11/06), o Projeto de Lei PL/Nº 016/2018 de autoria do vereador Salésio Lima (PSD), que “Dispõe sobre o direito de toda mulher, atendida na rede pública municipal de saúde, à investigação, ao exame genético que detecta trombofilia e ao respectivo tratamento e dá outras providências”.

Segundo o Art. 1° “Toda mulher, atendida na rede pública municipal de saúde, terá direito à investigação, ao exame genético que detecta a trombofilia e ao respectivo tratamento, no caso de histórico familiar de pessoas com trombose ou trombofilia”.

A investigação deverá iniciar na primeira consulta com o obstetra ou ginecologista, permitindo ao profissional conhecer o histórico familiar da paciente, particularmente, em relação à trombose/trombofilia ou gravidez com complicações e outros fatores hereditários.

Em sua justificativa Salésio Lima alerta sobre o desencadeamento da doença, “O desenvolvimento de trombose é multifatorial e conhecer o perfil genético da paciente, associado ao estilo de vida, permite avaliar o conjunto de informações e decidir a melhor conduta a fim de evitar a ocorrência de eventos trombóticos. Várias mulheres que sofreram com aborto, morte do bebê e pré-eclâmpsia na gestação, tiveram alguma forma de trombofilia. O problema, entretanto, é que a maioria só descobre esta tendência quando já perdeu um ou mais filhos na gravidez, vez que nessa fase, o sangue fica naturalmente mais coagulado, aumentando as chances de entupimento de veias e artérias quando há predisposição. Assim, o ideal é que a investigação sobre a doença tenha início na primeira consulta da paciente com o ginecologista”, salienta.

 

Texto: Daniela Savi - JP 01970/SC