Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Wednesday, 20 de June de 2018 - portalriomaina@live.com

Política

Pastor João Ceno Ohlweiler é lembrado na Câmara de vereadores de Criciúma

Pastor João Ceno Ohlweiler é lembrado na Câmara de vereadores de Criciúma

Partindo da iniciativa do Pastor Jair Alexandre (PSC), foi homenageado no Legislativo por meio de moção na sessão desta quarta-feira (19/06), o Pastor João Ceno Ohlweiler, pelo reconhecimento a sua Jubilação. Também estiveram presentes a esposa do homenageado Norma Hilma Ohlweiler, o filho Roberto, e o deputado estadual Kennedy Nunes. A Casa Legislativa aprovou, por unanimidade, a proposição.

João Ceno Ohlweiler nasceu no oeste catarinense, em 1942, na localidade de Linha Catres, em Porto Novo. Descendente de imigrantes alemães começou a trabalha aos 15 anos num armazém de secos e molhados, onde ficou durante dez anos. Por influência de um dos sócios, Leopoldo Trennepohl, passou a tomar gosto pela leitura da Bíblia mesmo antes de se converter.

A chamada se confirmou, e no dia 1.° de julho de 1971, na condição de presbítero, assumiu a Assembleia de Deus de Pinhalzinho. Antes de completar um ano ali, foi transferido para Pomerode, onde ficou até 1978 quando foi transferido para Ibirama.

Em Ibirama, ficou aproximadamente cinco anos onde foi ordenado evangelista e depois pastor, em 1983. Essa foi à primeira igreja em que ele trabalhou na condição de pastor-presidente. Em 1989, assumiu a presidência da Assembleia de Deus em Indaial e em 1991 foi transferido para Rio do Sul. Nesse meio-tempo, em 1990, foi empossado como vice-presidente da Caixa de Evangelização.

Em 1993, foi designado para a presidência da Assembleia de Deus em Caçador, igreja que pastoreou durante catorze anos. Em 2005 assumiu a presidência da Caixa de Evangelização, a CEADESCP e em 2006 assumiu a presidência de Criciúma, com a responsabilidade de continuar o trabalho do pastor Arcelino.

Em Criciúma, foram inúmeras construções, ampliações de templos, casas pastorais, e aquisições de terrenos e casas, no qual se destaca a compra de um prédio na área central da cidade, para ali abrigar a escola teológica. Após uma grande reforma, hoje o prédio abriga as instalações do ITEC (Instituto Teológico de Educação Cristã), com capacidade para 200 alunos.

Destaca-se o constante investimento na evangelização que Criciúma tem feito, através de um canal próprio de televisão. O Pastor João Ceno assume em 2011 a presidência da CIADESCP - Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná, cargo que ocupou com excelência e dedicação até julho de 2017.

Em fevereiro de 2018, o pastor João Ceno então passa a presidência da Igreja Assembleia de Deus de Criciúma ao pastor Roberto Ohlweiler, encerrando assim seu ofício de pastor presidente, o qual ocupou por mais de 34 anos.

Texto: Daniela Savi - JP 01970/SC

GALERIA DE FOTOS