Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Thursday, 11 de May de 2017 - portalriomaina@live.com

Trânsito

Maio Amarelo: Prefeitura conscientiza moradores na Praça Nereu Ramos

Maio Amarelo: Prefeitura conscientiza moradores na Praça Nereu Ramos

As pessoas que circularam pela Praça Nereu Ramos na tarde desta quinta-feira (11) puderam tirar dúvidas sobre o trânsito. Funcionários da Autarquia de Segurança, Trânsito e Transporte de Criciúma (ASTC) e policiais militares realizaram a entrega de materiais educativos em alusão ao movimento Maio Amarelo.

Além de distribuir panfletos aos moradores, os agentes de trânsito prepararam uma pequena cidade para instruir crianças e adolescentes. “Com a minicidade, explicamos sobre o semáforo e faixa de pedestre. Também distribuímos kits educacionais, que contém atividades pedagógicas para as crianças”, comenta o coordenador de Educação em Trânsito da ASTC, Rodrigo Uliano.

Foram impressos cinco mil folhetos. Os materiais também serão entregues em blitzes educativas programadas para este mês. “Em 2017, o movimento Maio Amarelo ressalta as escolhas. O veículo pode se transformar em uma arma se não for utilizado de forma correta. O objetivo maior é conscientizar os motoristas da importância de respeitar as leis de trânsito”, frisa Uliano.

O aposentado Evaldo Minotto acredita que o movimento é importante para educar motoristas e pedestres. “Existem dois tipos de motoristas: o esperto e o defensivo. O defensivo chega na hora. O esperto chega antes e, às vezes, nem chega”, afirma.

O próximo evento em alusão ao Maio Amarelo ocorre no dia 17 de maio, na rua Coronel Marcos Rováris, em frente ao prédio da ASTC, no Centro. “Vamos realizar uma blitz educativa das 8h às 12h. Pretendemos parar os motoristas para a entrega de panfletos, além de orientá-los”, acrescenta o coordenador.

Maio Amarelo


O movimento Maio Amarelo é uma iniciativa coordenada pelo poder público e sociedade civil para estimular o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização no trânsito. A cor amarela foi escolhida em referência à sinalização de advertência. Em 2017, o tema do movimento é “Minha escolha faz a diferença”, aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Em 2010, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), somente em 2009, aproximadamente 1,3 milhão de pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito em 178 países.

Mais informações sobre o movimento Maio Amarelo podem ser obtidas através do site www.maioamarelo.com.br.

Confira cinco dicas de segurança no trânsito:

1ª – Pedestre deve sempre ser respeitado. Lembre-se: você também é pedestre, respeite a vida.
2ª – Dirigir embriagado reduz em até 25% o tempo de reação, aumentando o risco de acidentes. Se beber, vá de ônibus, táxi e carona.
3ª – Bicicleta também é veículo, portanto deve respeitar a sinalização. Motorista, mantenha uma distância segura de 1,5 metros ao ultrapassar ciclistas.
4ª – Motociclista deve utilizar sempre os equipamentos de proteção: capacete, luvas, botas e jaqueta.
5ª – Respeite as vagas reservadas para idosos e deficientes. A gentileza melhora a convivência no trânsito.

Texto: Ana de Mattia
Fotos: Jhulian Pereira

GALERIA DE FOTOS