Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Tuesday, 03 de November de 2015 - portalriomaina@live.com

Trânsito

Içara: teste de trem encerra com saldo positivo, mas ônibus voltam

Içara: teste de trem encerra com saldo positivo, mas ônibus voltam

A proposta do governo de Içara, de melhorar a mobilidade urbana por meio do transporte ferroviário de passageiros encerrou a primeira fase de teste na última sexta-feira (30). A parceria entre o Executivo municipal e a Ferrovia Tereza Cristina levou, durante 15 dias, estudantes universitários de Içara x Criciúma x Içara.

No período de teste alguns detalhes foram levantados e todos, à medida que surgiram, foram sendo contornados. Segundo a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Jaqueline dos Santos, o teste foi dentro do esperado. “Fizemos um teste pelo período de 15 dias e tivemos alguns pontos desfavoráveis detectados, que foram resolvidos, mas no contexto geral, foi positivo”, assinalou.

Segundo o prefeito Murialdo Canto Gastaldon, idealizador do projeto, o próximo passo será de avaliação. “A proposta principal é transformar o transporte ferroviário de passageiros em algo real. Algo viável. Algo que contribua significativamente com a mobilidade urbana, desafogando o trânsito conturbado da SC-445. Pretendemos fazer da linha férrea uma opção de trafegabilidade entre os municípios de Içara e Criciúma”, explicou.

O chefe do Executivo içarense ainda disse: “vamos no reunir com a equipe da ferrovia para analisarmos todos os pontos favoráveis ou não. Também vamos discutir incansavelmente com a comunidade, pois eles são a parte mais importante da proposta” declarou acrescentando que o Deputado Dirceu Dresch, presidente da frente parlamentar estadual, também fez uma viagem de trem. “Tão logo nos reunamos com a Ferrovia a próxima etapa é buscar na Agência Nacional de Transporte Terrestre (Antt), autorização para licitar a concessão de transporte de passageiros e o deputado será muito importante nesse processo”.

De acordo com Fernando Felipe, coordenador do transporte escolar da secretaria de Educação, amanhã os ônibus voltam a circular normalmente. Seguindo os mesmos horários e itinerários.

Texto: Assessoria de Comunicação PMI

GALERIA DE FOTOS