Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Tuesday, 02 de August de 2016 - portalriomaina@live.com

Games

Hospital São João Batista completa 53 anos

Hospital São João Batista completa 53 anos

Usuários e acompanhantes estão sendo recebidos com um café especial no Hospital São João Batista. Localizado no bairro Mina Brasil, nos altos da cidade, a instituição hospitalar fundada em 1963 completa hoje 53 anos.

João da Silva Fernandes, de 64 anos, estava acompanhando a cunhada no HSJB e foi surpreendido com o aniversário da instituição, que freqüenta desde que a família veio do Paraná para Santa Catarina, há 30 anos. “Toda a família corre para cá em caso de emergência. Numa época de falência na saúde devemos festejar mais de meio século de vida de uma instituição em que aprendemos a confiar no trabalho e nos profissionais”, define.

Agenor Pedro de Aguiar, de 65 anos, cresceu junto com o São João Batista e sua história se confunde com a da instituição. Ele começou a trabalhar no hospital ainda menino, aos 11 anos, numa época em que o espaço era administrado por freiras. “Aos 15 anos fui fichado”, relembra rindo. Seu pai, Pedro, inclusive ajudou na construção do HSJB. “Comecei nos serviços gerais e fiz de tudo. Trabalho por vocação. Se a pessoa vem ao hospital é porque precisa. Se precisa, merece toda a atenção e carinho”, afirma ele, que após fazer cursos segue trabalhando, agora como técnico em radiologia e tomografia.

O caso de Adilson Ricardo Flora, de 45 anos, não é diferente. Ele conhece cada fio que percorre o local. “Meu pai era funcionário da família Guglielmi na Fazenda Esperança quando pediu um emprego pra mim há 29 anos. Iniciei como auxiliar de manutenção e atualmente faço toda a parte elétrica e engenharia clínica”, detalha. Nestes corredores ele conta ter vivido grandes emoções, entre elas, o nascimento de dois de seus três filhos, atualmente com 16, 19 e 24 anos. “Um deles nasceu prematuro, permanecendo três meses na incubadora. Não tem como trabalhar num hospital e não se envolver emocionalmente. Aqui faço algo diferente todos os dias e tenho grandes amigos”, declara.

Assim como Agenor e Adilson, os olhos de Fabiani Borges Ugioni, de 33 anos, também brilham quando o assunto é trabalho. Há 10 anos ela começou como técnica de enfermagem e por ser apaixonada pela profissão, buscou se aperfeiçoar, alcançando a graduação na área. Atualmente, Fabi, como é carinhosamente chamada pelos colegas, é Gerente de Enfermagem e coordena uma equipe formada por 130 pessoas. “Exerço diariamente uma função sem cair na rotina. Acordo todos os dias querendo dar o máximo de mim e o HSJB possibilita o desenvolvimento do nosso melhor. Além de cuidar, queremos encantar, buscando fazer o diferencial, demonstrando através do nosso comprometimento, gestos e atos que somos apaixonados nos cuidados com cada um”.

Para o diretor-geral do Hospital São João Batista, o médico Leandro Avany Nunes, a maior meta alcançada neste ano foi a implantação do serviço de cardiologia 24 horas. “Essa foi uma grande conquista para toda a população do Sul”. Conforme o diretor, outras novidades virão em breve. “Seguimos priorizando o atendimento de excelência, investindo em infraestrutura, tecnologia e estamos trabalhando arduamente para seguirmos sendo referência em saúde”.

Texto: Daniela Niero (JPSC/1323)

GALERIA DE FOTOS