Wednesday, 04 de April de 2018 - portalriomaina@live.com

Geral

Fiscais da Vigilância Sanitária recebem capacitação em biossegurança

Fiscais da Vigilância Sanitária recebem capacitação em biossegurança

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, realizou nesta quarta-feira (4) a capacitação em biossegurança de 24 fiscais do setor. A responsável pela qualificação dos profissionais foi Idelci Maria Cavaler, fiscal sanitária há cerca de 30 anos. O objetivo foi reciclar e atualizar os fiscais quanto à prevenção de infecções causadas por técnicas inadequadas de higienização, desinfecção e esterilização de material em consultórios, clínicas, hospitais, salões de beleza e outros ambientes que possam oferecer risco de contaminação.

Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária de Criciúma, Rejane Rosso Dal Pont, biossegurança é o conjunto de ações e cuidados necessários que um fiscal da vigilância precisa ter na hora de realizar a fiscalização. “Em um salão de beleza pode-se contrair hepatite C. Por isso, precisamos ver se o profissional está lavando, secando, esterilizando os materiais usados. O mesmo ocorre em consultórios e outros locais. Precisamos ter o olhar apurado para garantir a segurança tanto de quem fornece quanto de quem usufrui do serviço”, explica a coordenadora.

O evento faz parte de um cronograma interno do setor, com o objetivo de padronizar a fiscalização realizada pelos profissionais, já que cada um tem formação técnica diferente. “Temos pessoal habilitado em diversas áreas. É uma boa oportunidade para aproveitarmos o conhecimento que um colega tem e compartilhar o saber. A próxima capacitação, por exemplo, será na parte ambiental”, contou Rejane.

Texto: Vivian Sipriano
Fotos: Divulgação/Decom

GALERIA DE FOTOS