Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Sunday, 09 de February de 2014 - portalriomaina@live.com

Tempo

Fim da onda de calor

Fim da onda de calor

A onda de calor será interrompida pela passagem de uma frente fria que chega à Santa Catarina, na tarde e noite de quarta-feira (12/02). A massa de ar quente e seco, que vem provocando calor intenso, com temperaturas máximas de 36ºC e 40°C (sensação de calor de até 50ºC) e que provocou apenas chuva rápida durante a tarde, típica de verão, deve persistir até terça-feira. A partir da noite de quarta-feira será quebrado o bloqueio atmosférico, que impede o avanço das frentes frias por Santa Catarina, e a chuva e as temperaturas mais amenas finalmente retornarão ao estado.

A partir de quinta-feira, durante a sexta-feira e no sábado, a chuva ocorre com mais frequência totalizando volumes entre 20mm e 40mm do Oeste ao Planalto e entre 60mm e 130mm no Litoral, especialmente na Grande Florianópolis e Litoral Sul estes valores podem ser superados. Nesse período as temperaturas máximas variam entre 23°C nas áreas altas do Planalto Sul e entre 27°C e 29°C na maior parte de SC.

Atenção: neste domingo, na segunda-feira e na terça-feira os dias continuam com sol entre algumas nuvens com chance apenas de chuva rápida de verão entre a tarde e noite, por vezes acompanhadas de temporais localizados. As temperaturas passam rapidamente dos 30°C já no final da manhã na maioria das regiões, variando entre 36ºC e 40°C à tarde, especialmente no Oeste, Litoral e Vale do Itajaí, regiões que a sensação de calor pode alcançar os 50ºC. Neste período o índice ultravioleta segue máximo, sendo de fundamental importância os cuidados com a pele.

Recomendações:

- Beber muita água
- Evitar exposição ao sol das 10h às 16h
- Comer alimentos leves
- Usar roupas claras e folgadas

Texto: Marilene de Lima - Meteorologista - ciram.com.br