Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
segunda, 06 de junho de 2016 - portalriomaina@live.com

Cinema

Crianças mergulham no mundo dos curtas-metragens em Criciúma

Crianças mergulham no mundo dos curtas-metragens em Criciúma

A Casa da Cultura Neusa Nunes Vieira, localizada na Praça Nereu Ramos, em Criciúma, iniciou nesta segunda-feira (6) uma sequência de cinco dias de uma programação animada e educativa. A 5º Mostra de Cinema Infantil reúne esta semana crianças das escolas públicas e privadas para assistir curtas-metragens na instituição. O evento, que ocorre até sexta-feira (10), é realizado em 156 cidades de Santa Catarina. Na última edição Criciúma contou com a participação de aproximadamente 1,5 mil alunos.

O projeto é desenvolvido pela Lume Produções Culturais, de Florianópolis, e em Criciúma tem a parceria da Administração Municipal, via Fundação Cultural de Criciúma (FCC). Serão realizadas duas sessões por dia, às 9h e às 14h. Os filmes de ficção e animação duram em média de dois a 20 minutos. A ação gratuita é aberta à comunidade. As escolas que quiserem agendar em outros horários podem entrar em contato pelo telefone (48) 3445- 8840. A mostra conta com 14 filmes brasileiros produzidos em diversos estados do país e voltados para o público infantil.

A coordenadora da Casa da Cultura, Giorgiana Savi Cunha, explica que através das produções as crianças podem ter acesso a um cinema diferente do habitual, além de ampliar o trabalho do professor na sala de aula. “São histórias divertidas e que proporcionam aprendizado. A mostra é aberta para toda a comunidade e é muito gratificante poder realizar esse trabalho na Casa da Cultura com apoio da Secretaria da Educação que disponibiliza o transporte para as escolas realizarem a visita”, afirma.

A Mostra de Cinema Infantil faz parte do projeto “CineFcc”, ação que ocorre todas as terças-feiras na Casa da Cultura e recebe alunos para conhecer a instituição e assistir a filmes. Os DVDs possuem recursos de libras e audiodescrição para acessibilidade de deficientes auditivos e visuais e são distribuídos gratuitamente para gestores culturais realizarem Mostras de Cinema Infantil em seus municípios.

Texto: Luana Mello
Fotos: Divulgação

GALERIA DE FOTOS