Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
quarta, 12 de julho de 2017 - portalriomaina@live.com

Música

Banda Matusa recebe Moção de Aplauso

Banda Matusa recebe Moção de Aplauso

A Banda Matusa foi homenageada na Sessão desta terça-feira (11/7) por meio de Moção de Aplausos pelos 40 anos de atividades. O autor da proposta foi o vereador Zairo Casagrande (PSD), e aprovada por unanimidade pelos parlamentares. Integrantes e ex-integrantes da banda, acompanharam a entrega da honraria.

O Grupo Musical Matusa foi fundado em fevereiro de 1977 por Benedir Gomes, que assim o batizou numa referência ao personagem bíblico Matusalém, “sinônimo de vida longa”. O desejo do fundador Benedir virou realidade, pois o Matusa, aos 40 anos, é uma das mais bem sucedidas bandas de baile do Brasil, com 150 apresentações anuais.

Logo após a fundação acontece a entrada de Valdemar Cândido, o Neném, que reformula o grupo e assume integralmente o Matusa. A presença de vários membros de uma mesma família é uma das explicações para a estabilidade e o sucesso da banda.

Com três apresentações, em média, por semana, a banda Matusa fez e continua fazendo parte das maiores e melhores festas do Sul de SC, seja como principal atração dos tradicionais bailes de debutantes, ou participando dos shows nacionais que marcaram história na região, tais como: Ivete Sangalo (duas vezes), Victor & Léo (duas vezes), Leonardo, Banda Calypso, César Menotti & Fabiano, Chitaozinho & Xororó, Latino, Bruno & Marrone, Inimigos da HP, Exaltasamba, Grupo Revelação, Armandinho, Tchê Garotos (duas vezes), Skank, Papas da Língua, Jeito Moleque, Nenhum de Nós.

Em 2005 a Banda Matusa esteve em Boston realizando dois shows no Clube Lido, ocasião em que foi prestigiada por brasileiros residentes em diversas regiões dos Estados Unidos. Em 2009, no dia 6 de agosto, a Banda recebeu homenagem da Assembleia Legislativa de Santa Catarina pela sua história de sucesso.

Texto: Daniela Savi - JP 01970/SC