Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Wednesday, 28 de December de 2016

Gildo Volpato

Somos uma rede: a Unesc, você é toda a comunidade

O ano mal tinha começado e já sentíamos que ele seria movimentado. Dezembro chegou e precisamos celebrar, pois se finda mais um ano. Afinal, 2016 é mais um daqueles anos que ficam para história, com muitas conquistas, desafios superados e aprendizados. E isso foi bom para os alunos, para os professores, para os funcionários e para toda a comunidade, visto que somos uma rede.

Quando a Unesc é reconhecida pela sua qualidade, não é apenas a Universidade que se eleva, é toda a região. Quando crescemos, todos crescem. Isso é trabalhar pelo bem coletivo. Isso é ser Universidade Comunitária, que pertence à sociedade e na relação com ela encontra seu sentido. Sempre buscando oferecer ensino, pesquisa e extensão de qualidade, que melhore a vida da sociedade e das pessoas.

E falar em melhorar a vida das pessoas, nossos trabalhos na área da saúde foram premiados em diferentes âmbitos e espaços. A Farmácia Escola, por exemplo, recebeu o Troféu Viver SC por estar entre os dez Pequenos Bons Exemplos do Viver SC. Em relação ao Mérito Lojista, concedido pela CDL de Criciúma, nossas Clínicas Integradas venceram na categoria Serviços de Saúde. Ao longo do ano, foram mais de 100 mil atendimentos gratuitos.

Nessa mesma premiação, o projeto “Brasil Ozônio”, para a recuperação de solos, recebeu menção honrosa. Também fomos homenageados pela Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina) com a placa de Honra ao Mérito Odontológico. O Prêmio Ser Humano, da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), veio para o programa Ânima, que desenvolve ações em prol do bem-estar dos colaboradores; afinal, sentir-se bem no trabalho é a chave para uma boa qualidade de vida.

Superar preconceitos e promover a paz também foram palavras-chave em 2016. Neste ano, a Unesc lançou um novo programa, Diálogos sobre Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos, direcionado às pessoas que são vítimas de discriminação. E queremos fazer mais. Por isso, a cada dia, crescemos. Em 2016, a comunidade ganhou o Ambulatório de Feridas da Unesc e o Nupac-ST (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica à Saúde do Trabalhador), um lugar específico para cuidar da saúde do trabalhador.

Também inauguramos diversos espaços, como a sala Edi Balod, para promover arte e cultura; a sala para a ASSAC (Associação dos Alunos Angolanos de Criciúma); os blocos das engenharias 1 e 2; a sala para as empresas juniores; o bloco da reitoria; e a sala dos extensionistas. E a comunidade cresceu junto! E, juntos, nos elevamos, afinal, a Unesc foi reconhecida como a segunda melhor Instituição de Ensino Superior do Brasil, entre as não públicas, segundo o Índice das Universidades Empreendedoras. O estudo inédito foi realizado pela Brasil Júnior, com o apoio da consultoria McKinsey & Company, que destacou a Unesc pela sua Cultura Empreendedora e Infraestrutura.

No Ranking Universitário da Folha de São Paulo, fomos novamente reconhecidos. No quesito pesquisa, a Unesc foi a melhor universidade catarinense não pública. Já em nível nacional, no mesmo segmento, a Unesc é a sexta melhor universidade brasileira entre as não públicas.

Outro reconhecimento que recebemos foi no Censo de Educação Superior 2015, divulgado pelo MEC (Ministério da Educação). Aparecemos em primeiro lugar no quesito internacionalização, entre as Instituições privadas do sul do Brasil (PR, SC, RS), com cerca de 200 estudantes estrangeiros frequentando cursos de graduação e pós, e em 12ª posição, em nível nacional, entre as públicas e privadas. A Unesc teve 18 cursos recomentados pelo Guia do Estudante da Editora Abril. Nas visitas dos avaliadores, o MEC (Ministério da Educação) vem reconhecendo os cursos da Universidade como de referência. A grande maioria, na última avaliação, recebeu notas 4 ou 5 – de um máximo de 5 – no CC (Conceito de Curso).

Sim, 2016 foi um ano de desafios! E cada morador do nosso entorno, cada ser humano que se sente Unesc, ajudou nisso. Você contribuiu para que essa rede de transformação social, chamada Unesc, se elevasse e alcançasse mais pessoas. Quando falamos da importância de se fazer, com qualidade e seriedade, ensino, pesquisa e extensão, é disto que estamos falando: do nosso compromisso com a comunidade de transformar vidas!

Que em 2017 possamos, juntos, elevar ainda mais essa rede, melhorando nosso ambiente de vida, nossa comunidade! 

Prof. Dr. Gildo Volpato – Reitor da Unesc