Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Sunday, 27 de September de 2015

Giovani Felipe

Na Vila Manaus há educação de qualidade sim senhor!

A Vila Manaus é um bairro da periferia de Criciúma, que fica na região da Grande Santa Luzia. Por algum tempo, recebeu e de certa forma recebe um preconceito negativo por parte da população criciumense. Isto se reflete na auto-estima das pessoas e moradores. Na Vila Manaus existe à escola Marcílio Dias de San Thiago, que acaba também fazendo parte de certo preconceito. Mas afinal o que há de errado na Vila Manaus?

Sou com muito orgulho, professor de História na escola Marcílio Dias de San Thiago na Vila Manaus. Esta frase foi proferida por mim em um seminário de educação municipal, no mesmo instante todos olharam para ver onde eu estava. Nossa escola é sim de qualidade, os alunos que ali estudam têm seu valor e merecem todo o respeito. Os moradores da Vila Manaus, são como todos desta cidade, merecedores de respeito, isto porque somos todos brasileiros. Todavia, existe ainda um desdém por quem é da Vila Manaus. Professores quando vem lecionar em nossa escola, trazem consigo certo medo e por vezes até preferem declinar da ideia de ali trabalhar. Agora por que isto?

O passado é por muitas vezes repletos de mitos, construídos pelas próprias pessoas e que acabam influenciando no pensamento do presente, o molde deste passado continua a modelar o presente, ou assim se imagina a cada dia. Isto são sentimentos históricos. Exemplo disso é uma senhora de oitenta e cinco anos, que menciona assim. ”Minha época não tinha violência, como nos tempos de hoje, as pessoas se respeitavam.” Não sabe ela que viveu no período do holocausto e das bombas atômicas. Assim é com nossa Vila Manaus e nossa escola que está ainda repleta de um discurso do passado.

Cabem a seus moradores, educadores e professores mudar esta realidade e apresentar para a sociedade, que o bairro é sim digno de valor e respeito. Sem demagogia, sou sim professor com muito orgulho de uma escola que busca transformar a vida de seus alunos através da educação. Trabalhei em algumas escolas na região e municípios vizinhos, e a Marcílio Dias é a melhor escola de todas. É evidente que tem seus problemas, mas isto é corriqueiro do processo de ensino aprendizagem. Moro perto do bairro e não tenho nenhum problema que seja diferente dos da região. Percebo que no fundo os alunos precisam de nossos carinhos e de nossa valorização. A valorização da espécie humana é a principal fonte de sua existência e isto é necessário sim ser demonstrado no cotidiano.

Professores não tenham receio de lecionar na escola do bairro, aqui só há crianças que necessitam de nossa atenção. Pais não tenham dúvidas de colocar seus filhos para ali estudar, pois estão bem cuidados e sei por causa própria, meus dois filhos estudam ali. Secretária de educação não olha para nossa escola para apontar apenas dados relacionados à educação. Existe dados mais importante do que ter um alto índice de IDEB, como por exemplo, transformação e valorização social.

Não há nada de errado Com a Vila Manaus, o que há é um desrespeito por parte dos que opinam sem conhecer. Eu gostaria Assim como Einstein de uma sociedade mais justa, menos corrupta, com menos hipocrisia, mais digna, com mais amor ao próximo, menos preconceito, menos rancor e principalmente mais paz na alma.