Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Gildo Volpato sábado, 24 de junho de 2017 - giv@unesc.net

Gildo Volpato

Gildo Volpato assina seu último artigo como reitor da Unesc: Uma história de todos

Este é o último artigo que assino neste espaço como reitor da Unesc.

Estou deixando a gestão da Universidade, mas continuarei nela como professor, afinal, nunca deixei de ser. Mais alguns dias e volto por inteiro ao meu lugar de professor, pesquisador e estudante, pois vou me dedicar ao pós-doutorado na UFSC durante 1 ano. E ao procurar palavras que possam resumir este momento, o que me vem de pronto é um sentimento absoluto de gratidão. É o que sinto de maneira avassaladora ao perceber que tudo o que aconteceu com a Universidade nos últimos oito anos não teria sido possível se não fosse pela presença e participação de muitas pessoas. Pude sentir o quanto a frase de Clarice Lispector, “Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe”, faz sentido.

Ao ver o tanto que nossa universidade cresceu e se desenvolveu, atingindo patamares de reconhecimento nacional e até internacional em quesitos como a pesquisa, com tantos cursos estrelados em ranking nacional e com tantos projetos de extensão, tenho a certeza de que estamos cumprindo com a nossa missão de universidade comunitária. A partir desses resultados vejo claramente o quanto estamos todos interligados, e o tanto que podemos beneficiar o coletivo se agirmos juntos de maneira articulada e coerente com nossos princípios e objetivos. Muitas vezes expressamos a importância de todos, independentemente do tamanho ou visibilidade de sua função, para a vida e a conquista dos objetivos institucionais. Gratidão, portanto, a todos da Unesc: gestores, funcionários, professores e estudantes que indistintamente fizeram possível estas realizações.

Gratidão às forças vivas de toda a sociedade (ONGs, ACIC, CDL, Sindicatos e entidades sociais e culturais etc.) que souberam entender nossa missão como instituição comunitária e nossa importância para o desenvolvimento regional. A todos que reconheceram que lutamos por um desenvolvimento que seja sustentável e por isso empenhado na justiça social e na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Também à imprensa que sempre soube se posicionar ao lado dessa visão e das causas coletivas de nossa Universidade. A todos que sabem reconhecer o perfil comunitário e a grandeza de nossa missão institucional.

Gratidão às forças políticas organizadas, aos políticos, prefeitos da Amrec, Amesc e também da Amurel pelo reconhecimento e inúmeras parcerias, desde o transporte de estudantes, prestação de serviços e envolvimento em muitas ações que tanto beneficiam nossa região.

Sinto gratidão a todos também pelas inúmeras experiências no exercício do cargo, como pessoa, cidadão e profissional. Deixo a gestão, mas permaneço na Unesc torcendo e trabalhando para que ela continue se fortalecendo e cumprindo seu papel social e sua missão maior de fortalecer a consciência ambiental e a responsabilidade social em grandes contingentes das forças vivas da sociedade.

Neste mês em que comemoramos 20 anos como Unesc e 49 anos como Fucri, temos muito a celebrar e muito a agradecer aos que estão ainda presentes, mas também a todos que já estiveram na Unesc e em vários lugares institucionais fazendo sua parte e tornando possíveis os passos seguintes.

Da mesma forma que reconheço os que vieram antes, quero desejar aos futuros gestores da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta e Daniel Ribeiro Preve, muito sucesso neste novo desafio que assumem no próximo dia 30, e que continuem fortalecendo nossa Instituição que tanto nos orgulha. Mais uma vez: muito obrigado a todos por tudo.