Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Monday, 09 de February de 2015

Giovani Felipe

Concurso Público - A prova de que sonhos existem para serem realizados

Sempre desejei passar em um concurso público e foram vários que realizei. Cansei de decepcionar-me em não conseguir passar. Então, comecei a realmente interagir com este universo, que os que fazem parte, se denominam concurseiros. Com a ferramenta do you tube aprendi a estudar e a me preparar. Faltava apenas uma palavrinha chamada disciplina. Disciplina para ter: Humildade, para estudar, para acreditar e para agradecer.

Concurso público é uma oportunidade ímpar para um futuro promissor, compreendi que é a única forma de se conseguir um emprego com seus méritos. Todavia, segui alguns passos que compartilho agora. Primeiramente a humildade é necessária para a escolha do cargo. Não busque os grandes salários e os melhores cargos. Comece de baixo e se garanta como funcionário público e assim, depois de estabilizado, após o estágio probatório, alce vôos maiores e cargos sonhadores.

Quando iniciar os estudos se dedique a ler, leia o jornal diário, um site local e nacional na internet. Estejas interligando com o que acontece em sua sociedade. Tenha consciência que é preciso ler, ler e ler, além de estudar muito. Aqui cabe um conselho que escutei do cestinha Oscar. "Estude, Estude e Estude, quando tiveres cansado estude mais um pouco e será este pouco que fará a diferença". Tenha a humildade para estudar sobre tudo, mesmo que sejas muito bom em informática, estude. Mesmo que seja um gênio em conhecimentos gerais estude sobre o tema. Aprenda a estudar e apreenda a acreditar em você. Somente você pode acreditar que é possível e mais ninguém. E não se esqueça, a dor de estudar é menor que as humilhações de um patrão capitalista miserável e egoísta.

Durante os estudos ainda é preciso fazer muitas provas anteriores e ler muito as leis que pedem no edital do concurso; e também estudar tudo o que esta na lista de conteúdo, ela não esta lá a toa e para ocupar espaço.

Eu passei nos últimos dois concursos que realizei e embora haja comentários posteriores minha classificação foi com méritos.

Passei em décimo primeiro em um concurso com 1250 inscritos, entretanto, aprendi mais uma lição.

Você pode até conseguir tirar uma nota ótima na prova, mas vai depender sim da ajuda de pessoas próximas a sua pessoa, para conseguir chegar adiante. Esta lição eu não tinha apreendido. Compreendi então, que é preciso de muitas pessoas para chegar até a posse.

São muitos exames e muita documentação que precisam de muito dinheiro. Isto é o de menos quando estais cercado de amigos e familiares que te ajudam. O que cabe agora é agradecer. Agradeço minha família, amigos e a todos que me ajudaram a realizar este sonho que insisti em sonhar acordado.

E não se esqueçam: Participar é acima de Tudo querer que aconteça.